segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Educação do seu animal de estimação vem do dono

Se você tem um pet em casa, certamente passou por momentos marcantes nos primeiros dias do bichinho em casa. Xixi no lugar errado, desobediência e indisciplina podem surgir lado a lado com o carinho e as brincadeiras. Tudo é evitável, claro, se o dono estiver preparado para se apresentar como líder.

Segundo especialista, seja em casos de adoção de bichinhos já adultos, de compra de filhotes ou de mudança de casa para apartamento, é essencial que o proprietário mantenha a superioridade e a voz firme para que o animal respeite as novas regras.

A estratégia para que o animal se adapte ao novo lar é a mesma para qualquer caso. Segundo a veterinária Isabella Vincoletto, a única diferença é o temperamento do bichinho.

— No entanto, no caso do adulto, que já tem vícios, o procedimento é um pouco mais demorado e exige mais paciência. Ele vai passar por uma reabilitação, por isso o dono deve demonstrar confiança ao animal — explica.

Para ela, se o dono mostra quem manda, é menos provável que o pet se rebele e roa os móveis, arranhe as portas ou faça bagunça no quintal. Com os filhotes, o procedimento é mais fácil. Considerando que ele não tem manias, tudo o que lhe for ensinado corretamente é válido e será logo aprendido.

A veterinária alerta, porém, que é importante discernir firmeza de agressividade. Para ensinar o animal o que ele pode ou não fazer, não é preciso usar a força.

— Bater não ajuda em nada. Pelo contrário, pode causar trauma e piorar a situação.

Isabella ressalta ainda que o dono deve repreender o pet na hora do erro para que o bichinho associe a bronca ao ato falho.

— Se o proprietário chega à noite, vê que mais cedo o cachorro fez algo de errado e briga com ele, não adianta.

E no caso de quem já tem pets em casa? De acordo com a veterinária, é necessário isolar o novo bichinho, pelo menos até que os demais animais se adaptem à presença dele e vice-versa.

— De cara, é difícil se darem bem. Mas, com calma, dá para aproximá-los aos poucos. É preciso muito mais paciência quando se trata de gato com cachorro, por exemplo, porque são muito diferentes — diz.

Segundo Isabella, o proprietário deve se preocupar em dar atenção igual aos animais da casa, jamais preferir o novato. Além disso, é importante manter a hierarquia: dar tudo para o mais velho primeiro.

Na hora do sono
Entre as dificuldades de adaptação de um filhote ao novo lar, dormir sozinho é a que mais incomoda o dono. Saiba como evitar o chororô

:: Ele é como um bebê e quer brincar — e você provavelmente não acordará para isso. Portanto, tente deixá-lo em seu canto até que ele entenda que você não vai.
:: Melhor que ter de ouvi-lo chorar, o que lhe fará sentir culpado, deixe-o cansado durante o dia para que a noite sinta sono e durma bem. O filhote geralmente dorme o dia inteiro, por isso tem energia mais tarde.
:: Para estimulá-lo a fazer exercícios durante o dia, dê a ele um brinquedinho. Compre aquelas bolinhas furadas e coloque petiscos lá dentro para que ele se esforce para pegar.
:: Se trabalhar o dia inteiro, lembre de não deixar toda a casa aberta. Os filhotes são pequenos, mas podem fazer um grande estrago ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário